Experiência de ensinar Desenho Arquitetônico I no ensino remoto
- Yanne Andrade
- 2 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Você se coloca no lugar do seu aluno?

Compartilho aqui a minha experiência de gravação das aulas de Desenho Arquitetônico I, tentando reproduzir a forma que meus alunos estão desenhando em casa.
Apesar de possuir mesa adequada para prender o papel, prancheta de desenho com régua paralela, escalímetro da Trident e lapiseiras Pentel, escolhi por reproduzir os desenho utilizando os mesmos materiais de desenho que foram disponibilizados para os meus alunos, inclusive as mesmas marcas. E o resultado foi a construção de desenhos "entendíveis" mas com qualidade técnica inferior aos desenhos feitos utilizando todo o aparato "básico".
O resultado: meus desenhos saíram tortos, o esquadro escorregava na prancheta A4, o clip da prancheta travava o esquadro e dificultava o desenho, e olhe que eu tenho uma mesa adequada, boas condições de iluminação e prática... Só assim para ter consciência da situação dos alunos, que assistem as aulas pela tela do celular, alguns desenhavam no chão...
Minha total admiração pelos meus alunos que conseguem se destacar e superar as dificuldades e desafios, e ainda assim, seguir com a vontade de realizar um sonho. (Especialmente a minha turma do PROEJA).
Se o ensino remoto está difícil pra você (aluno, professor, técnico...) que tem uma boa estrutura, está muito pior para quem não tem.
Precisamos mais do que nunca ter empatia pela luta do outro.
A seguir a sequência de vídeos que gravei e utilizei na disciplina de Desenho Arquitetônico I no ensino remoto.
Comentários